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Instituições

Sandra Regina Santos da Silva

Introdução:  

         O referente trabalho abordará uma pesquisa sobre o conceito de Instituição e seus referentes tipos, na qual, faremos um maior aprofundamento, na Instituição Igreja.

         A multiplicidade de elementos que se abrigam sob a designação de Instituição exige precisão teórica sobre o que se quer referir com tal termo. A necessidade de inserir o conceito de Instituição em seu respectivo contexto teórico explicita a importância das abordagens institucionalistas, que, mesmo tendo seu eixo analítico no referido conceito, abrigam diferentes enfoques, às vezes inconciliáveis. Tais diferenças teóricas, conceituais e analíticas não inviabilizam o vigor do pensamento institucionalista, mas, pelo contrário, o fortalecem, dado que é a diversidade que o torna conceitualmente rico. Sendo as Instituições organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e dos indivíduos, são elas produtos de interesses sociais que refletem as experiências quantitativas e qualitativas de processos sócio-econômicos. As Instituições são responsáveis pela organização dos indivíduos na sociedade, associando um ambiente favorável `as necessidade sociais, pelo seu crescimento econômico, tanto micro, como macro-econômico.

        Dessa forma não conseguimos defini-la por causa da sua complexidade. E assim, de acordo com a sua grande diversidade, as Instituições classificam-se em; Instituições Políticas, Religiosas, Instituições Educacionais e Certos mecanísmos que são uma fase física e cada um com sua particularidade, que são eles casamentos e muitos outros. Todos somos atores como pessoas, porém só temos poder se estivermos em conjunto.

Abordaremos a Instituição Igreja a qual será aprofundada um pouco mais. A Instituição Igreja pode designar-se como sendo a reunião de pessoas sem estar associando a determinada seita ou doutrina. A Igreja Católica é uma das atividades mais antigas em atividade, acredita-se ser ela, fundada por Cristo. Foi a Igreja Católica que instituiu o que se chama de Dogmas,e o mais importante é o Dogma da Santíssima Trindade.

O que é Instituição?  

         O conceito de instituição pode ser resumido como um conjunto de normas, valores e regras e sua evolução. Tais fatores resultam de uma situação presente que molda o futuro através de um processo seletivo e coercitivo, orientado pela forma como os homens vêem as coisas, o que altera ou fortalece seus pontos de vista. Há, portanto, um forte vínculo entre as especificidades históricas e a abordagem evolucionária.

         Deste modo, as Instituições são organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e dos indivíduos. São produtos do interesse social que refletem as experiências quantitativas e qualitativas dos processos socioeconômicos. Organizadas sob a forma de regras e normas, visam à ordenação das interações entre os indivíduos e suas respectivas formas organizacionais.  

         Tornando mais econômicas essas interações, as Instituições (formais ou informais), são instrumentos indispensáveis à compreensão da lógica evolutiva das partículas sociais, sendo o seu estudo primordial ao entendimento dos complexos processos pelos quais o Capital se estrutura.                                               

         Em essência, as Instituições são responsáveis pela organização das interações sociais, analisando sua evolução e desenvolvendo métodos que as associem a um ambiente favorável à alocação racional de recursos que otimizem a satisfação das necessidades sociais.  

         Como as instituições são fundamentais à compreensão das diferentes trajetórias de crescimento econômico, tanto em nível macro quanto microeconômico, torna-se necessário defini-las, o que não é tarefa tão fácil como aparenta. Tal definição é complexa e, às vezes, ambígua: conforme o autor, há diferentes enfoques, o que nos remete às abordagens institucionalista e à comparação entre elas.

         Desta empreitada se descobre um rico e complexo campo de pesquisa, envolvendo várias escolas de pensamento, que, na essência, vêm pesquisando temas relativamente comuns, possibilitando estabelecer campos de convergência altamente promissores, cujo elemento articulador é a própria noção de instituição.

   Tipos de Instituições:  

      A multiplicidade de elementos que se abrigam sob a designação de Instituição exige precisão teórica sobre o que se quer referir com tal termo. A necessidade de inserir o conceito de Instituição em seu respectivo contexto teórico explicita a importância das abordagens institucionalistas, que, mesmo tendo seu eixo analítico no referido conceito, abrigam diferentes enfoques, às vezes inconciliáveis. Tais diferenças teóricas, conceituais e analíticas não inviabilizam o vigor do pensamento institucionalista, mas, pelo contrário, o fortalecem, dado que é a diversidade que o torna conceitualmente rico.

       Podemos perceber a grande diversidade de Instituições, mas ambas com normas, valores e regras diferentes, tais como:

        Em sociedade as pessoas fazem parte de diversas Instituições, e assim, acabam sendo atores principais dessas Instituições. Todos somos atores como pessoas, porém  individualmente, temos pouco poder e capacidade para fazer coisas. Por isso nos agrupamos em família, em organizações como empresas, sindicatos, partidos e organizações públicas. Assim aumentamos nossa capacidade de agir, fazer e crescer. Alguns atores agem visando o benefício próprio ou de organizações privadas, é o que chamamos de setor privado. Outros atuam visando o bem geral, são os atores públicos e são chamados de setor público. Estes são os responsáveis pelos orçamentos públicos.    Atores são os que atuam votando, governando, produzindo, elaborando as regras, fiscalizando sua observância, acumulando recursos, etc. Nem todos os atores têm o mesmo poder, as mesmas necessidades, os mesmos interesses e o mesmo conhecimento. O que significa que eles são diferentes. Há atores ricos, pobres, doutores, técnicos, marceneiros, bombeiros, poderosos, ambiciosos, limitados, etc. Por isso não há acordo sobre o uso dos recursos, que são limitados e não permitem atender a todas as necessidades e por isso é preciso estabelecer prioridades. Como "atores organização", a sociedade tem:  

Ø As empresas industriais, agrícolas, de serviços, igrejas e outras organizações privadas;

Ø As instituições públicas: governos, ministérios, secretarias, autarquias, fundações, empresas públicas federais, estaduais e municipais, cujos representantes mais importantes são:

o    O Presidente da República

o    Os Governadores dos Estados

o    Os Prefeitos dos Municípios

o    Os Chefes dos Legislativos de cada nível de governo, (Senado Federal, Câmara Federal de Deputados, Assembléias Legislativas Estaduais e Câmara de Vereadores).

o    Os dirigentes do Judiciário, a nível nacional e estadual, encarregados da administração da justiça.

         Portanto, ao fazer uma interligação da atuação do Assistente Social com os tipos de Instituições pesquisados, concluímos que muitas Instituições são áreas de trabalho do Assistente Social. Os Assistentes Sociais atuam no campo das políticas sociais com o objetivo de viabilizar os direitos da população: na saúde, na educação, na previdência social, na habitação, na assistência social e na esfera do trabalho. Atuam na justiça, nas Varas de Infância e Juventude, de família e nas instituições do Sistema Penal e de mediadas socioeducativas para jovens em conflito com a lei.

         Por fim, após todo apresentação do conceito de Instituição e seus referentes tipos, faremos agora uma maior aprofundação no âmbito da Instituição Igreja, na qual, foi uma das mais discutidas no grupo e também em nossa sociedade.

Instituição Igreja  

  A Instituição Igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associada a uma edificação ou a uma doutrina específica. Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.                               Com isso, em nossa sociedade foram criadas diversas Instituições Igreja, e assim, abordaremos algumas delas.  A história da Igreja Católica cobre um período de aproximadamente dois mil anos, é uma das mais antigas Instituições religiosas em atividade, influindo no mundo em aspectos espirituais-religiosos, morais, políticos e sócio-culturais  

         A  Igreja Católica acredita ter sido fundada por Cristo e os católicos crêem que a Igreja está alicerçada sobre o Apóstolo Pedro, a quem Cristo prometeu o Primado: "sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" e "Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus" (cf. Mt 16, 17-20) e depois da ressurreição o confirmou: "apascenta os meus cordeiros" (cf. Jo. 21, 15-17) e que teria apontado Pedro, e o seus sucessores como fundamento e cabeça visível de toda a Igreja.  

         A doutrina tradicional da Igreja Católica instituiu o que se chama de dogmas, sendo um dos mais importantes o dogma da Santíssima Trindade. Este dogma professa que Deus é simultaneamente uno (porque só existiria um Deus) e trino (porque estaria pessoalizado em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A doutrina professa também a divindade de Jesus, que seria a segunda pessoa da Trindade, e que a salvação é através da fé em Jesus Cristo e por amar a Deus acima de todas as coisas.  

         A doutrina Católica está expressa e resumida no Catecismo da Igreja Católica.A doutrina católica professa que a Igreja constitui o Corpus Mysticum, em que Cristo seria a cabeça e os fiéis membros deste corpo único, inquebrável e divino para reunir toda a humanidade e antecipar a vida no Reino de Deus, caminhando juntos para a santidade. A doutrina católica professa que os cristãos não-católicos também pertencem, apesar de um modo imperfeito, ao Corpo Místico, visto que tornaram-se uma parte inseparável Dele através do Batismo.  

         Os pontos de vista católicos diferem dos ortodoxos em alguns pontos, incluindo a natureza do Ministério de S. Pedro (o Papado), a natureza da Trindade e o modo como ela deve ser expressa no Credo Niceno-Constantinopolitano, e o entendimento da salvação e do arrependimento. Os católicos divergem dos protestantes em vários pontos, incluindo a necessidade da penitência, o significado da comunhão, a composição do Cânone das Escrituras, o purgatório e o modo como se atinge a salvação.  

         A Igreja Ortodoxa (do grego όρθος, reto, e δόξα, doutrina) existe há quase dois mil anos e seus fiéis chamados de cristãos ortodoxos.  

         A  Igreja Ortodoxa é formada por diversas igrejas cristãs orientais (como por exemplo a Igreja Ortodoxa Grega, Igreja Ortodoxa Russa) que professam a mesma fé e, com algumas variantes culturais, praticam basicamente os mesmos ritos. O chefe espiritual das Igrejas Ortodoxas é o Patriarca de Constantinopla, embora este seja um título mais honorífico, uma vez que os patriarcas de cada uma dessas igrejas são interdependentes.  

         Para os ortodoxos orientais, o chefe único da Igreja, e sem intermediários ou legatários, é o próprio Jesus Cristo. A autoridade suprema na Igreja Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, que se compõe de todos os patriarcas chefes das igrejas autocéfalas e os arcebispos-primazes das igrejas autônomas, que se reúnem por chamada do Patriarca de Constantinopla.  

         A autoridade suprema regional em todos os patriarcados autocéfalos e igrejas ortodoxas autônomas é da competência do Santo Sínodo Local.  

         Uma igreja autocéfala possui o direito a resolver todos os seus problemas internos em base a sua própria autoridade, tendo também o direito a remover seus próprios bispos, incluindo o próprio patriarca, arcebispo ou metropolita que presida esta Igreja.  

         A Igreja Ortodoxa reconhece sete Concílios Ecumênicos: Nicéia, Constantinopla, Éfeso, Calcedônia, Constantinopla II, Constantinopla III e Nicéia II.  

          O  Protestantismo é a denominação do conjunto de igrejas cristãs e doutrinas que se identificam com as teologias desenvolvidas no século XVI na Europa Ocidental, na tentativa de reforma da Igreja Católica Apostólica Romana, por parte de um importante grupo de teólogos e clérigos, entre os que se destacam o monge agostiniano Martinho Lutero, de quem as igrejas luteranas tomam seu nome. Porém, a maior parte dos cristãos europeus (especialmente na Europa meridional) não concordavam com as tentativas de reforma, o que produziu uma separação entre as emergentes igrejas reformadas e uma reformulação na Igreja Católica Apostólica Romana, a chamada Contra-Reforma, que reafirmou explícitamente todas aquelas doutrinas rechaçadas pelo protestantismo (Concílio de Trento).  

         O  termo protestante surgiu como apelido pejorativo para aquele grupo de príncipes eleitores e cidades imperiais alemãs que se atreveram a expressar seu protesto, o testemunho público de objeção, na Dieta de Speyer de 1529, contra o Édito de Worms que proibía crer e ensinar as doutrinas luteranas naquelas localidades do Sacro Império Romano-Germânico onde ainda não eram conhecidas, mas que entregava completa liberdade ao clero romano para rebatê-las e persegui-las naquelas localidades do império onde já havia sido implantado.  

         Com isso, as Igrejas Protestantes possui um diverso  movimento reformado, no mundo anglo-saxão, é também conhecido como presbiterianismo, congregacionalista, batista, metodismo, adventismo, pentecostalismo, entre outras. Os dez países com maior número de protestantes no mundo atualmente são:  Estados Unidos, Reino Unido, Nigéria, Alemanha, África do Sul, Quênia, China, Brasil, Indonésia, República Democrática do Congo.  

Conclusão:  

       Concluindo, a missão da Igreja é edificar com progresso uma sociedade mais justa e fraterna, as religiões que tiveram a capacidade de reger a vida social hoje são uma das possíveis fontes de sentido para o mundo. A Igreja passa a renunciar a sociedade seus princípios, regras e normas e tendo dificuldades de continuar sendo a religião que tem maior número de adeptos, diante desse quadro religioso,cultural e político.

         É vasta a doutrina social da Igreja sobre a sociedade, a sua estrutura, os valores fundamentais a cultivar em ordem à sua edificação como comunidade de pessoas, justa, pacífica e fraterna, e sobre a missão da Igreja na construção dessa mesma sociedade. O momento presente da nossa vida nacional, no contexto da normal discussão democrática sobre os problemas do país, suscitou questões que dizem diretamente respeito à harmônica inserção da Igreja na sociedade portuguesa. Referimos a título de exemplo: a proposta de Lei de Liberdade Religiosa; a referência a uma suposta situação privilegiada da Igreja no conjunto da sociedade, o que levaram alguns a sugerir a revisão, ou mesmo a rescisão, da Concordata celebrada entre a Santa Sé e o Estado Português; e novas hipóteses legislativas que atingem direta ou indiretamente a família. Tudo isto nos conduz a relembrar alguns pontos fundamentais da doutrina da Igreja sobre a sociedade.          Acreditamos que a apresentação clara do pensamento da Igreja, aos fiéis católicos e a todos os nossos concidadãos, facilitará o diálogo e trará à justa discussão dos problemas uma dimensão de objetividade.

         A missão da Igreja na edificação progressiva de uma sociedade democrática, mais justa e fraterna, devido à sua particular importância, exige coerência e clareza na proclamação do pensamento da Igreja.

Referências Bibliográficas:  

CONCÍLIO ECUMÉNICO VATICANO II, Constituição pastoral Gaudium et spes, n.º 43.

Wikipédia, a enciclopédia livre.  

IAMAMOTO, Marilda Viela, Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórica- metodológica. 20 edição, SP, 2007.

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