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A Humanização Social e a Aprendizagem

Tanya Torrico

O homem nasce com habilidades para a aprendizagem. Porém, o aprender só se processa através da interação com o meio. Dessa forma, (VIGOTSKY apud MOLL,1999), o homem não pode ser estudado somente pelo seu aspecto biológico, pois ele constrói, transforma, constituindo-se do produto de sua própria história.O que difere o ser humano dos animais é esse processo de aprender e transformar o mundo.Um exemplo dessa diferenciação é quanto aos nossos antepassados que andavam utilizando as mãos e posteriormente aprenderam a caminhar com o corpo ereto, transmitindo essas características às demais gerações.Podemos verificar atualmente a evolução da criança do nascimento até aproximadamente a um ano de idade, sua aprendizagem é muito rápida em relação aos antepassados. Essa comparação basta-nos até numa observação das crianças nascidas hoje, das crianças nascidas há 20 ou 30 anos atrás. A Humanidade levou milhares de anos para chegar aos conhecimentos e a evolução de hoje, enquanto as crianças aprendem em no máximo três anos toda essa evolução. Muitas vezes, chegando a ultrapassar nossa própria evolução, por não termos disponibilidade para tanta inovação.É importante ressaltar a interferência cada vez mais vivaz da interação do meio com o indivíduo. Vale citar o caso das irmãs Mala e Kabala (indianas) que foram criadas com lobos e agiam como lobos, seus aspectos biológicos não apresentavam problemas, porém aprenderam conforme os estímulos que receberam. Embora fossem da espécie humana, eram “desumanizadas” pois não obtiveram aspectos e características essenciais para o desenvolvimento humano pleno (MENDONÇA, 2004)A humanização decorre por meio da aprendizagem e das relações sociais com o mundo cultural, o que diferenciará um ser humano do ser animal.A criança na idade de zero a dois anos desenvolve biologicamente: o andar, as mãos, a fala, o pensamento, a memória e a atenção concentrada conforme os estímulos propiciados pelos meios. Após essa fase a criança inicia seu processo de amadurecimento social e psicológico articulando com o meio o que já aprendeu, passando a ter atividade humana, desenvolvendo a linguagem e o símbolo conhecido interage com o meio. Essa interação e associação que faz é conforme as experiências que possui e formam seu conceito de linguagem.

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