Introdução
Ultimamente, tem se percebido uma grande dificuldade entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio, em interpretar questões dissertativas e textos. Isto mostra a necessidade de se implantar a leitura em sala de aula.
Desenvolvimento
A Prática da Leitura em Sala de Aula, ou até mesmo em rodas de leitura, tem se mostrado escassa em alguns momentos. Um fato que comprova isto é quando os alunos que dominam um determinado assunto, uma determinada matéria, mas na hora de fazer testes eles não conseguem se sair bem, acredita-se que seja pelo fato de não compreenderem os enunciados das questões.
A leitura em Sala de Aula e o estimulo da leitura e compreensão em qualquer momento do dia, é o maior aliado na resolução deste problema, isto, não apenas em Língua Portuguesa mas também em outras matérias como Matemática, Biologia, Física, etc, já que para se resolver uma atividade é necessário ler o enunciado, interpretá-lo, e assim aplicar fórmulas, cálculos e conhecimentos.
Os avanços tecnológicos dificultaram um pouco o trabalho de leitura compartilhada, já que vários sites apresentam o conteúdo de um livro com centenas de páginas resumidas em apenas alguns trechos, tornando assim o aluno um escravo da leitura resumida, fazendo-o perder o vínculo com a leitura por completo de um livro, fato que também o impede de conhecer novas palavras e o sentido das mesmas, além de limitar a imaginação do mesmo já que em um resumo ele não consegue “colocar-se” dentro da história (“viajar” no conteúdo do livro).
Isto mostra a importância de se retomar a leitura em Sala de Aula e incentivar os alunos a lerem mais livros e menos resumos, dessa forma pode-se resolver boa parte do problema de interpretação que tem se mostrado cada vez mais evidente entre os jovens.
Referências
www.educacao.com.br