Acesso à justiça: a experiência do movimento dos sem teto da Bahia

3. O que é um movimento social?

Rafaela Seixas Fontes
Existem várias correntes e teorias para explicar o que é um movimento social, até porque à medida que a realidade se transforma, surgem novas demandas, novos conflitos e novas formas de organização. E são estas categorias que vão, na prática, tecendo as diferentes identidades de cada movimento.

Neste trabalho, adotamos como conceito de movimento social aquela organização que não é institucionalizada, ou seja, tem como parte integrante da sua identidade a informalidade. Embora não existindo oficialmente para as leis e o Estado, esses movimentos, a depender da sua capacidade de mobilização do seu discurso, exercem considerável poder sobre os outros grupos da sociedade, contribuindo para dar visibilidade as suas questões e interesses, chamando a atenção para o fato de que não é uma questão do movimento, considerado isoladamente, mas sim dos diversos outros grupos que formam a sociedade brasileira como um todo (negros, mulheres, trabalhadores, desempregados, etc). Contribuem ao fazerem um contraponto ao conhecimento hegemônico veiculado pelos formadores de opinião, suscitando questões outras, como a agrária, a questão da habitação, saúde, discriminações de cunho racial e de gênero, etc, na pauta da agenda política.

É nesse sentido que Maria da Glória Gohn (2006) reforça que existe um caráter educativo dos movimentos sociais, não se trata, entretanto, de fazer uma análise romântica e atribuir a eles um caráter messiânico de transformação para o bem. Não, trata-se apenas de reconhecê-los como pontos permanentes de tensão, na medida em que resistem, reivindicam e divergem da ordem estabelecida. Os movimentos sociais acabam por suscitar um plano prescritivo na sociedade (o que deve ser a sociedade brasileira), em oposição ao plano descritivo que concebemos desta (o que é a sociedade).

Página anterior Próxima página
Capítulo 3 de 9
Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.