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Curso de Ética

Alexandre Araújo Costa

Nesta seção estão agrupados os elementos que formam o Curso de Ética resultante da minha experiência como professor da disciplina Ética e Direito, na UnB, entre 2001 e 2007.

 


 

Este curso de ética não é um curso de moralidade. Ele não se volta a nos tornar pessoas mais "morais", o que exigiria um tipo de catequese em uma espécie de religião laica, que pregasse dogmaticamente os seus valores.

O curso também não pressupõe que vivemos uma "crise ética", nem que a moralidade social está se desagregando ou que os valores tradicionais precisam se resgatados. De fato, não creio que haja nada a ser resgatado, embora haja muito a ser construído.

Não tínhamos uma base moral correta que está sendo corroída pelos novos tempos, nem pelo desencantamento do mundo, nem pelo relativismo, nem pela pós-modernidade. Pelo contrário. Creio que a moralidade social que temos é repleta de valores incompatíveis com uma democracia contemporânea. Nossa sociedade ainda molda subjetividades sexistas, autoritárias, pouco abertas à diversidade e à escuta do outro. E tais modos de ser e de sentir contrastam com uma democracia que pretende instituir uma ordem social aberta para a pluralidade e a diferença.

Por acaso, creio que o melhor é esclarecer desde logo que meu compromisso valorativo é com esse ideal democrático. Não existe discurso neutro e não pretendo fingir que este curso seja uma descrição imparcial das várias correntes éticas, coisa que ele não é. Como tudo o que é construído na linguagem, os textos que integram este conjunto propagam mitos, afirmam valores e se erguem sobre pressupostos que uma reflexão atenta pode identificar.

Mas isso não significa que eles precisam constituir discurso dogmático, que apresenta seus pontos de partida como verdades objetivas. Esse dogmatismo, aliás, estaria na contra-mão de uma democracia cuja exigência básica é a de estar aberto ao diálogo com o outro.

Esta vinculação democrática conduz a uma questão delicada, que é a de pensar a moralidade e a justiça numa contexto cultural baseado na historicidade do homem, na relatividade dos valores, na impossibilidade do absoluto, na mutabilidade das relações sociais.

Responder a esta questão é o desafio contemporâneo da Ética, e este curso oferece um itinerário de textos e de perguntas cujo objetivo é exercitar a reflexão acerca do "Bem", possibilitando a quem percorrer este caminho uma compreensão mais ampla e mais rica dos modos como a sociedade contemporânea pode lidar com os seus próprios valores.

E como educar é transformar subjetividades, este curso não envolve apenas a transmissão de conhecimentos, pois ele é uma tentativa de estimular no leitor certas formas de ser e de sentir. Um bom curso de ética precisa nos colocar frente a nossos modos de avaliar o mundo, de julgar comportamentos e de intervir na liberdade dos outros.

Ele precisa semear a dúvida, desestabilizar verdades fixas e colocar em xeque os conceitos irrefletidos. Sem essa desconstrução, não há transformação possível, e por isso mesmo o itinerário aqui proposto envolve deliberadamente a tentativa de provocar uma inquietação que às vezes pode ser sentida como angústia.

Mas creio que o caminho vale a pena, pois o estudo crítico dos discursos morais nos torna mais conscientes e próximos de nós mesmos, além de estimular uma subjetividade mais aberta a uma vivência democrática e plural.

 

Itinerário sugerido

No final de cada um dos textos deste curso, há sugestão de um ou mais caminhos a serem seguidos, com indicações dos motivos da escolha.

Minha sugestão é a de, inicialmente, exercitar um pouco a reflexão com o exercício ..., para depois ir ao primeiro texto de apoio, que aprofunda as relações conceituais entre Ética e Moralidade.

Para quem prefere uma aproximação mais histórica e considera que já conhece o suficiente a distinção conceitual acima, sugiro que vá ao exercício ..., que serve como introdução ao debate ético na Grécia.

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