A Fundamentação da metafísica dos costumes é um livro extremamente importante, pois contém alguns dos conceitos éticos mais importantes de Kant, que marca um dos principais momentos da filosofia da modernidade e que, por isso, tem ainda grande influência sobre a mentalidade contemporânea.
A modernidade é marcada por uma tentativa de reduzir o mundo a padrões estabelecidos de racionalidade, o que implica ver o mundo como regulado por normas imutáveis e passíveis de descoberta pela razão. É essa inspiração deontológica que inspirava Kant e que continua inspirando boa parte da teoria ética, quando busca as regras que devemos observar para sermos morais.
O entendimento de que ser moral é agir conforme regras está longe de ser uma verdade óbvia, opondo-se frontalmente tanto a noções clássicas de ética das virtudes como a noções posteriores de ética utilitarista.
A obra é dividida em três seções, sendo que, dentre estas, indica-se inicialmente a leitura da introdução e da primeira seção, em que é introduzida a idéia de imperativo categórico.Como a leitura de Kant pode apresentar dificuldades específicas, indicamos que ela seja acompanhada pela leitura da Sexta Lição de Tugendhat, na qual explica quase linha a linha a primeira seção do texto de Kant.
Tugendhat, Ernst. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes, 1997.