Curso de Filosofia do Direito

5. Pragmatismo

Alexandre Araújo Costa

Outra perspectiva contemporânea é o pragmatismo, um dos desenvolvimentos do empirismo que reconhece a inexistência de valores racionais e aponta para o engajamento pessoal em projetos que ofereçam a base valorativa para orientar a nossa atuação no mundo.

Essa perspectiva tem fortes ligações com a teoria crítica, mas diferencia-se dela porque o seu platonismo é muito reduzido. Enquanto as teorias críticas normalmente consideram que o seu engajamento tem um fundamento racional e objetivo, o pragmatista reconhece hermeneuticamente que o seu engajamento é sempre contingente, provisório e subjetivo.

Creio que essa perspectiva é adaptada a sensibilidades seduzidas pela idéia do relativismo e de um historicismo radical, mas que não são atraídas pelo aspecto meramente explicativo dos enfoques positivistas, por pretenderem desenvolver atividades que provoquem transformações na realidade.

Por reconhecer a inescapabilidade do trilema de Münchhausen, seria descabido que um pragmatista tentasse demonstrar a validade dos seus pontos de partida, mediante alguma espécie de fundamentação. Contudo, ele pode tentar persuadir outras pessoas a se engajarem no seu projeto, o que é feito por meio de estratégias retóricas de sedução, e não por argumentações demonstrativas de viés científico.

Se você se interessou por esse enfoque, busque textos de Richard Rorty, especialmente o debate dele com Habermas, que está contido no livro Filosofia, Racionalidade, Democracia.

Página anterior Próxima página
Capítulo 30 de 31
Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.