Artigos

Ética do Estudante de Direito

Driele Fredegoti do Nascimento

Esse artigo tem como escopo demonstrar à ética nos alunos de Direito, como se convive em sociedade, como são os seus relacionamentos, seus objetivos, qual sua natureza individual e coletiva, como é o comportamento humano em vários ambientes incluindo suas crenças, valores e conflitos mediante as situações de seu convívio pessoal.

A ética é de uso popular, e diz respeito aos princípios de conduta de um indivíduo ou grupo de indivíduos. Essa expressão “ética pessoal” é normalmente aplicada em referência aos princípios de conduta das pessoas. Já a expressão “ética profissional” serve como indicativo de conjunto de normas de conduta dos integrantes de determinada profissão.

Os filósofos referem-se à ética para denotar o estudo teórico dos padrões de julgamentos morais. A moral é como o conjunto de normas que serve para o comportamento dos homens. A ética representa uma posição de ideológias-filosóficas que remete aos interesses sociais envolvidos e que conduz à idéia moral, ou, à forma ideal do comportamento humano, expressando os princípios e os pensamentos.

Busca em seu sentido amplo mostrar como o individuo que se intitula estudante de ciências jurídicas e como devera encarar sua responsabilidade social e moral dentro de uma sociedade, pois este estudante de Direito a partir do momento que valoriza seus princípios, a fim de que ele possa evidenciar esse principio em sua carreira jurídica, esta partindo de uma reflexão critica sobre a ética, a uma atividade profissional de credibilidade social.

A importância da Ética para a formação do aluno de direito, estimular a participação na crítica no processo da aprendizagem, e de propiciar a este estudante e ou ao profissional o conhecimento teórico e prático da matéria.

O interesse pelo tema foi para analisar, examinar a ética frente aos requisitos essenciais para a aprendizagem e prática do Direito, perceber, refletir, sobre os conceitos e realizar estudo descritivo e analítico dos comportamentos, para reflexão responsável e crítica, e traz também a definição sobre as possíveis distinções entre a ética e moral, identifica os aspectos positivos e negativos da prática da ética, explica como a ética influencia na formação de decisões, determina as conseqüências de uma decisão e por fim traz a importância da ética na construção da sociedade.

Este artigo é de punho relevante para a importância por uma ética profissional onde a abordagem crítica de seu significado deve acompanhar o estudante de direito até o seu bacharelado, pois ao longo de suas atividades acadêmicas, este estudante precisa ser estimulado a enxergar um ponto de vista mais critico nas coisas, assuntos, problemas e perceber que precisa ser eficaz para que possa encarar os valores materiais e éticos bem mais diferentes com outra visão de mundo.

Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.