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Investigação do ensino de educação física escolar no município de Ibotirama-BA
Michael de Souza Nunes
O objetivo deste artigo é investigar sobre a realidade da Educação física escolar
no município de Ibotirama-Bahia. Para obtenção dos dados foram utilizadas
entrevistas á professores da rede municipal de ensino. Participaram deste
estudo doze sujeitos com faixa etária entre 24 e 45 anos, professores efetivos
oriundos das escolas municipais. Neste
estudo, foi mensurado o cenário da Educação Física nas Escola Municipais de
Ibotirama, a formação docente e os conteúdos trabalhados ao longo do ano
letivo. Então, busca-se aprofundar
esta realidade do ponto de vista acadêmico cientifico para melhor entendê-la e,
a partir daí, obter, subsídios que possibilitem a criação de políticas públicas
que fortaleçam a Educação Física naquela Rede Municipal de Educação. Como
resultados foi percebido que o
trabalho pedagógico, a produção do conhecimento, a formação de professores e as
políticas públicas educacionais, são meios para que se rompa com o paradigmas
do Ensino de Educação física, tido como disciplina apenas voltada para jogos e
brincadeiras, sem sentido teórico e excessivamente prático