Livros

O direito dos assistidos pelos Núcleos de Prática Jurídica ao prazo em dobro e à intimação pessoal

Tiago-maia'>Aristides Antonio SanTiago Maia

  Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Ciências Jurídicas do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Direito. Orientadora: Allyne Borges de Faria Sanderson. 


     Resumo


  O presente trabalho monográfico analisa a extensividade dos direitos àintimação pessoal e à contagem de prazo em dobro – garantidos à DefensoriaPública – aos assistidos pelos Núcleos de Prática Jurídica das Faculdades deDireito. A partir de pesquisa bibliográfica, legislativa e jurisprudencial, investigaa origem e os princípios fundamentais do direito processual, com ênfase noprincípio da igualdade. Examina a gênese e a evolução histórica do direito àassistência jurídica integral e gratuita. Identifica e analisa a atuação dasinstituições que prestam assistência jurídica aos necessitados no Brasil, comdestaque para a Defensoria Pública e Núcleos de Prática Jurídica. Apresenta oentendimento doutrinário e o dissenso jurisprudencial acerca da equiparaçãodos Núcleos de Prática Jurídica às Defensorias Públicas. Indica asproposições legislativas referentes ao tema. Conclui demonstrando que oprincípio da igualdade e o direito à assistência jurídica integral e gratuita aosnecessitados, ambos insculpidos na Constituição, recomendam a extensãodos direitos de contagem de prazo em dobro e de intimação pessoal aosNúcleos de Prática Jurídica.

Palavras-chave: Núcleos de Prática Jurídica. Faculdades de Direito. Defensoria Pública. Igualdade. Assistência jurídica. Hipossuficiente.
Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.