O tema sugerido tem grande relevância pois os alunos da EJA possuem uma postura critica diante de sua realidade.
A principal vertente é, entender quem é o aluno adulto da EJA identifica suas atuais necessidades especiais, o educando obtém uma função de transformação de sua realidade social, acredita na crença na capacidade de ler e interpretar a realidade conforme sua própria experiência.
É importante observar a realidade que o cerca para buscar métodos qualitativos que possam contribuir para uma busca continua do processo de aprendizagem significativa.
Estima-se que alunos da EJA possuem grande interesse pelos estudos, possuem força de vontade própria muitas vezes, acreditam na sua valorização pessoal e existencial, são elementos primordiais para obter um bom desempenho.
O educando da EJA apresenta muitas vezes um nível de conhecimento prévio seja, de origem cultural, prático ou específicos, buscam na escola satisfazer suas necessidades internas.
A educação de jovens e adultos EJA apresenta suas particularidades quando jovens, adultos e idosos, são trabalhadores desempregados, oprimidos e excluídos.
A temática da EJA elege uma abordagem do papel dos alunos deste processo na escola noturna, a EJA é um processo de conhecimento para a democracia e a cidadania entre outras práticas.
Um direito constitucional para o cidadão brasileiro tão importante quanto o direito da escola, é, a garantia de todos que aprendam com uma educação de qualidade, os jovens, adultos e idosos lutam para superar suas condições de vida moradia, saúde, alimentação, transporte, emprego, etc, inclusive o desemprego e as péssimas condições de vida.
Infelizmente hoje encontram-se critérios seletivos e muitos alunos acabam sendo rotulados, o perfil do aluno da EJA na rede pública são: desempregados, donas de casa, jovens, idosos, Portadores de deficiência especiais, são alunos com deficiências culturais, etnias e crenças religiosas.
O aluno da EJA, trabalhador muitas vezes chega cansado e com sono e querem sair mais cedo da aula, o educando acredita que o trabalho esta em primeiro plano, pois a muitos necessitam sustentar suas famílias, é necessário repensar nessa realidade dos métodos educativos sabemos que as Diretrizes Curriculares apresentam alguns avanços do ponto de vista pedagógicos próprios e específicos para a educação de Jovens e Adultos.