O educando da educação de jovens e adultos.

O Adolescente e o Adulto Trabalhador

Tanya Torrico

A partir dos anos 40 veio a necessidade de oferecer educação aos adultos, houve programas governamentais além de iniciativas nos níveis estaduais, com a criação do Fundo Nacional de Ensino Primário em 1942 em 1958 a Erradicação do Analfabetismo que colocava em prática a elevação do enfrentamento direto e o problema do analfabetismo adulto.

Lourenço Filho já destacava os efeitos positivos da Educação dos adultos sobre a a educação das crianças , ambas de um mesmo projeto de elevação cultural.

Houve uma regulamentação e distribuição de fundos públicos para a estruturação de serviços de educação primária para os jovens e adultos, após esses relatos e as constantes mobilizações do ensino brasileiro sabemos que o processo educativo da EJA sofreu grandes modificações e reformas no processo educativo.

A escola voltada a educação de jovens e adultos é postulada como sendo ao mesmo tempo um confronto de culturas sendo assim podendo dizer que em relação aos jovens e adolescentes que voltam para a sala de aula geralmente são meios viabilizados para concluir seus estudos.

Acreditando que esses jovens e adultos estão mudando sua postura e seu modo de pensar estão indo em busca de seus ideais, os principais fatores de direcionamento desse jovens adultos são as exigências de instrução e domínio das habilidades no mundo do trabalho consequentemente ganham mobilidade no mundo tecnológico que cresce a cada dia.

Nesse contexto encontramos jovens, adultos e idosos que abandonaram seus estudos já algum tempo, por motivos e questões particulares e familiares não se pode ter um olhar critico diante dessa situação que atinge o mundo inteiro é preciso promover justiça social mesmo que seja a longo prazo.

A importância de um trabalho coletivo na formação dos cidadãos no mundo globalizado precisa ser construído e reconstruído a cada dia, sabemos que pesquisas feitas sobre a demanda desses alunos vem crescendo ainda mais no contexto educacional.

Numa sociedade como a nossa podemos dizer que esse aluno da EJA inclui-se no processo de inclusão do eixo educacional, a escola tem fator primordial nesse contexto histórico, atender a demanda de uma sociedade letrada é garantir a própria sobrevivência no sentido mais social da nossa realidade.

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