Artigos

"O perfil do docente universitário no século XXI: tendências e desafios"

Érica Aparecida da Silva Lemes

    Resumo

  O presente artigo discute os fenômenos da sociedade atual e suas influencias na inserção de profissionais diversos no campo educacional, bem como, os fatores que levaram ao repensar da prática dos docentes universitários na condução do processo de ensino aprendizagem na sociedade contemporânea. Para esse intento, teci um breve percurso das influências existentes na formação do profissional docente, mostrando que a complexidade do ensinar no século XXI, tem levado o educador a uma busca incessante de alternativas para aprimorar a prática propedêutica. Este trabalho resulta-se então, na importância de se encarar o conhecimento técnico profissional como a primeira etapa da vida docente, onde a prática do lecionar deve ser aperfeiçoada através de uma didática de ensino moderna que acompanhe a evolução social, oportunizando novos formatos de ensino aprendizagem no contexto universitário.

Palavras-chave: Sociedade Contemporânea, Educação Superior, Docência Universitária.

  The profile of the university/college teacher  in the xxi century: tendencies and challenges


    Summary


  This article discusses the phenomena of contemporary society and its influence on the insertion of various professionals in the educational field, as well as the factors that led to rethink the practice of university teachers in conducting the process of teaching and learning in contemporary society. For this purpose, a brief course of tissue influences the formation of the existing teaching professional, showing that the complexity of teaching in the twenty-first century, the educator has led to a constant search for alternatives to improve the practice workup. This work is, then, the importance of looking professional and technical knowledge the first stage of life teaching, where the practice of teaching must be improved through a didactic teaching modern accompanying social development, providing opportunities for new teaching formats learning in college.

Keywords: Contemporary Society, Higher Education, University Teaching.

   Perfil de los docentes de la universidad en el siglo xxi: retos y tendencias


    Resumen


  Este artículo aborda el fenómeno de la sociedad contemporánea y su influencia en la inserción de varios profesionales en el campo educativo, así como los factores que llevaron a repensar la práctica de los profesores universitarios en la realización del proceso de enseñanza y aprendizaje en la sociedad contemporánea. Para ello, un breve curso de tejido influye en la formación de los profesionales de la enseñanza actual, mostrando que la complejidad de la enseñanza en el siglo XXI, el educador ha llevado a una búsqueda constante de alternativas para mejorar el diagnóstico diferencial la práctica. Este trabajo es, entonces, la importancia de considerar el conocimiento profesional y técnico de la primera etapa de la enseñanza de la vida, donde debe ser la práctica de la mejora de la enseñanza a través de una enseñanza didáctica moderna que acompaña el desarrollo social, brindando oportunidades para los formatos de la nueva enseñanza aprendizaje en la universidad.

Palabras clave: la sociedad contemporánea, la educación superior, la enseñanza universitaria.

[1]Graduação em Serviço Social / FAPSS São Paulo, professora da Unincor.(ericasilvalemes@bol.com.br)

Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.