Organizando seu Vade Mecum digital em pdf

Para quem não utiliza um dispositivo móvel muito pequeno na leitura de leis, certamente o formato do e-book não é a melhor alternativa. Se esse é o seu caso, começar seu Vade Mecum digital é ainda mais fácil porque basta imprimir um pdf do site do Planalto com cada lei de sua preferência, após limpeza da tela com a extensão do Clearly. Afinal, o próprio Clearly oferece a possiblidade de uma impressão mais limpa, bem diferente daquela que vem direto dos sites de um modo geral.


Considerando que você não vai imprimir em papel, o tamanho da fonte não importa e o arquivo pode ter centenas de páginas. Mas o melhor não é isso: com o pdf, você poderá anotar, inserir marcadores e grifar seu documento com muito mais facilidade. Tais funções também são disponíveis para os formatos de e-book, mas a sincronia dessas informações agregadas ao e-book nem sempre acontece de maneira fácil.

No lugar do Calibre, que no último post foi a ferramenta indicada para a organização da sua biblioteca de e-books, você poderá utilizar o Mendeley para organizar seus pdfs. Ambos trabalham com a mesma filosofia. Eles indexam os arquivos e oferecem ao usuário a possibilidade de adicionar rótulos, tais como, autor, título e descrição de cada um dos seus documentos. Depois de organizados, a busca funciona muito bem e você consegue encontrar documentos que de outra forma poderiam ficar perdidos no seu computador.

O Calibre e o Mendeley são ferramentas muito poderosas e vão além da organização de arquivos. O Calibre é um ótimo conversor dos diversos formatos de e-book, facilitando em muito a vida dos leitores móveis. Além de converter e organizar e-books, o Calibre dialoga com os próprios dispositivos móveis, alimentando o seu tablet, e-reader ou telefone com os seus livros virtuais. O ponto mais fraco do Calibre é o seu leitor desktop, o que é compreensível porque o objetivo desse formato de arquivo é ser portável.

Já o Mendeley tem um serviço agregado de hospedagem na nuvem, bem como aplicativos em diversas plataformas. Além disso, o Mendeley pretende ser um ambiente social e colaborativo para indicação de referências de pesquisa. Para completar seu perfil acadêmico, o software se coloca como uma alternativa para gerenciar as citações bibliográficas. Com certeza é um programa que merece atenção daqueles que precisam organizar seus arquivos pdf e se dedicam frequentemente a escrever trabalhos científicos.

No entanto, para gerenciar uma pequena coleção de arquivos em pdf o Mendeley pode ser desnecessário. Se você tiver o mínimo de organização, poderá cuidar das suas leis de consulta frequente da forma que bem entender. Aliás, é justamente isso que eu faço dentro de uma pasta comum. Como exemplo dessa dica, anexo aqui a Constituição e o Código Civil, que foram impressos diretamente do site do Planalto, com auxílio da extensão do Clearly.

Veja aqui exemplos para download de leis.

Acompanhe por RSS

Boletim Arcos

Cadastre-se para receber nosso boletim informativo
E-mail:

ok


Acompanhe o Arcos nas redes sociais


Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.