Sites Especializados em Direito Penal

Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais (!TEC) foi criado no ano de 1998, objetivando divulgar os resultados da investigações de profissionais de inúmeras áreas do conhecimento preocupados com o fenômeno da violência em suas mais variadas formas de manifestação. É um site com um bom conteúdo que contém Artigos,
Revistas e Informativos periódicos da instituição com especialidade na área de criminologia, além disso seu conteúdo é muito bem organizado, a única falha é a falta de uma ferramenta de busca o que dificulta a pesquisa por temas mais específicos. Destaque para o visual bem elaborado.

O instituto de Estudios Comparados em Ciencias Penales y Sociales (INECIP) é uma organização não governamental que iniciou suas atividades no ano de 1989. Seu objetivo fundamental tem sido contribuir com a consolidação e com o progressivo fortalecimento do Estado de Direito nos países da América Latina e Caribe, e para isso tem trabalhado intensamente no campo específico dos processos de transformação dos sistemas judiciais e dos sistemas penais ligados a transição democrática. Possui um conteúdo muito bom e bem organizado com especialidade no direito penal comparado, porém disponibilizado apenas em Espanhol. A área de publicações não é bem elaborada trazendo, muitas vezes, apenas informações sobre as revistas publicadas e não a publicação em si. Destaque para o centro de documentos onde é possivel encontrar quase todo conteúdo expressivo do site. Além disso apresenta um espaço que disponibiliza os códigos penais de muitos dos países da américa latina.

Grupo brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal - AIDP, uma das mais antigas e prestigiadas associações intelectuais no mundo, foi fundada em 1924 em Paris, a partir de uma reorganização da União Internacional de Direito Penal (Internationale Kriminalistische Vereinigung - IKV), fundada em 1889, em Viena, por três professores europeus, que compartilhavam dos mesmos valores e preocupações sobre crises históricas emergentes. Possui um conteúdo expressivo na área de direito penal internacional dentre Artigos Convenções, Tratados e Textos relacionados ao TPI (Tribunal Penal Internacional), porém não existe ferramenta de busca no site.

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa é uma organização da sociedade civil que, como o próprio nome indica, trabalha pelo fortalecimento do Direito de Defesa. Tanto no plano conceitual, quanto no plano prático. Site com pouco conteúdo que disponibiliza Artigos, Publicações gráficas, Jurisprudência e notícias na área de direito penal atualizadas frequentemente. Destaque para as publicações disponibilizadas em power point.O site do iddd foi criado em 2000, passou por uma reformulação em 2004. O site recebe uma média de 120 acessos diários.

Dablio Criminal é o Blog do Juiz de Direito Wolfram da Cunha Ramos possui um conteúdo limitado à área de direito penal, abrangendo acórdãos, sentenças, jurisprudência e doutrina. O site tem uma apresentação gráfica amadora e organização deficiente, o que dificulta a navegação. Foi criado em 2001 e já recebeu cerca de 216.000 visitas.

Crimes do colarinho branco é um livro eletrônico multiautoral especializado em direito penal econômico. Assim, independentemente da opinião de seu mantenedor, busca promover debate qualificado e bem-humorado sobre a problemática dos delitos do colarinho branco. O pouco conteúdo que possui está dividido nas áreas de doutrina e jurisprudência, apesar disso não é bem organizado e não possui nenhum tipo de ferramenta de busca.

Nova criminologia é um site sem fins lucrativos, que tem como objetivo poder auxiliar o mundo acadêmico no desenvolvimento da pesquisa científica na área das ciências criminais Essa página tem por especialidade o desenvolvimento e exposição do conteúdo em Ciências Criminais, tais como o Direito Penal, Direito Processual Penal, Sociologia Criminal, Criminologia, Psicologia Criminal, Vitimologia, Medicina Legal, entre outras. O site apresenta artigos sobre temais atuais, além de uma seção com jurisprudência. É disponibilizada também a possibilidade de participação em um grupo de discussão, além de uma seção com entrevistas em formato textuais e em vídeo. È bem organizado e possui uma ferramenta de busca satisfatória. Essa página já recebeu cerca de 86.000 acessos em pouco mais de três anos na Internet.

Boletim Arcos

Cadastre-se para receber nosso boletim informativo
E-mail:

ok


Acompanhe o Arcos nas redes sociais


Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.