Sites Especializados em Direito Processual

Sites institucionais

A Academia Brasileira de Direito Processual Civil (ABDPC) organiza cursos de pós-graduação em Porto Alegre e disponibiliza textos dos professores desses cursos, bem como entrevistas em video.

O Centro de Cultura Jurídica da Bahia (CCJB) promove cursos de pós-graduação em Salvador e oferece uma biblioteca virtual diversos artigos. Poucos tratam do direito processual. Exige cadastro para consulta.

O Direito do Estado, embora se volte a um amplo espectro jurídico, dispõe de informações valiosas no direito processual. Destaque para a série de Depoimentos Magistrais, com Calmon de Passos e Barbosa Moreira.

O Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) é uma tradicional associação fundada em 1958. Embora nem todas as funcionalidades do site estejam no ar no novo site, ele deve vir a hospedar uma biblioteca virtual, uma seção de acompanhameto de projetos e anteprojetos de lei, bem como um fórum de debates.


Sites autônomos

O bLex é um blog coletivo editado por Daniel Fábio Jacob Nogueira, Ney Bastos e Fábio Bandeira, juntamente com diversos colaboradores. Destaque para as discussões sobre o Novo CPC.

O Direito Integral tem uma seção específica para discutir o Novo CPC, com um ótimo serviço de clipping de notícias.

O Páginas de Direito, editado por José Maria Tesheiner (PUC-RS) e Mariângela Milhoranza (ULBRA-RS), oferece artigos de diversos autores e alguns livros para download.

A Revista Eletrônica de Direito Processua (REDP) é um periódico virtual de consulta aberta ao público, iniciativa única no Brasil.


Sites pessoais

Ainda dentro da área de direito processual civil, temos alguns sites pessoais de destaque, pois disponibilizam artigos de seus autores, entre eles: Antonio Gidi; Costa Machado; Didier Jr. e Colaboradores; Humberto Dalla; José Miguel Garcia Medina, Luiz Guilherme Marinoni; Ovídio A. Baptista da Silva.


Twitter

Existem diversos perfis no Twitter que comentam sobre direito processual e a lista aqui disposta é apenas uma pequena amostra deles. Por isso, recomendamos a visita e a navegação a partir deles, lembrando que os perfis são pessoais e exibem também postagens não relacionadas ao tema do direito.

Para evitar mensagens pessoais, filtre com o argumento #NovoCPC, que geralmente identifica as mensagens sobre o assunto mais comentado atualmente: @alexandresl; @arthurmlobo; @celsorocca; @DantasBruno; @DireitoIntegral; DrCostaMachado; @freirealexandre; @humbertodalla; @NPC_UFMA; @otavioforte; @pauloleonardo1; @processocivil; @profmedina; @ronaldo_cramer  etc.

Boletim Arcos

Cadastre-se para receber nosso boletim informativo
E-mail:

ok


Acompanhe o Arcos nas redes sociais


Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.