Política e Direito

Esta página hospeda o curso de Política e Direito, oferecido na forma de Tópicos Especiais na graduação e no mestrado em Ciência Política da Universidade de Brasília.

As relações entre Política e Direito podem ser analisadas a partir de perspectivas muito diversas.

 

Pode-se pensar acerca das relações entre as instituições jurídicas (especialmente as judiciais) e as demais instituições que compõem a organização política de uma sociedade. Como se organiza o Poder Judiciário? Qual o seu papel na divisão dos poderes típicas dos Estados?

 

Essa preocupação pode assumir um enfoque diacrônico e nos conduzir à investigação do desenrolar histórico dessas conexões. Como as mudanças no direito influenciaram as mudanças nas demais estruturas políticas? E como as alterações na política contribuíram para as mudanças nas estruturas jurídicas?

 

Também podemos adotar um enfoque mais linguístico e investigar as diferenças entre os modos discursivos por meio dos quais essas instituições operam. Quais as diferenças entre o discurso político e o discurso jurídico? Em que medida um deles adota categorias desenvolvidas pelo outro? Que autonomia existe entre eles?

 

E, mudando da linguagem objeto para a metalinguagem, podemos analisar as diferenças epistêmicas entre a ciência do direito a ciência política. Quais são as peculiaridades dos discursos elaborados por juristas, cientistas políticos e filósofos? Que categorias eles utilizam? Que conhecimento a sua atividade é capaz de produzir?

 

O objetivo da disciplina Política e Direito é refletir acerca dessas questões, buscando estabelecer conexões e esclarecer disparidades entre os dois campos. A finalidade desse estudo é propiciar que os estudantes de ciência política desenvolvam uma melhor compreensão das instituições jurídicas brasileiras e das categorias que compõem o pensamento jurídico, tornando-se mais capazes de investigar o direito e de estabelecer diálogos produtivos com os juristas.

 

Sumário

Boletim Arcos

Cadastre-se para receber nosso boletim informativo
E-mail:

ok


Acompanhe o Arcos nas redes sociais


Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.