O Federalista

Diálogos

[+1] 
Maressa Campos 06/12/09 às 19h12

O Federalista - Contexto Historico

    Por volta do seculo XVIII, observa-se que nos Estados Unidos a Guerra pela Independencia (1775-1783), originada de um descontentamento das 13 colonias com o governo ingles, bem como causa da Revolucao Industrial (na qual se destaca maior abrangencia mercantil) e a Guerra dos Sete anos entre as potencias Franca e Inglaterra. Para reparar os gastos, a Inglaterra promoveu arrocho do pacto colonial, tendo como consequencia a tensao social entre a colonia e a metropole. Com o objetivo de resolver as tensoes sociais, inicia-se os congressos, no qual o primeiro acontece em 1774 em Filadelfia.

   Em 1787, ocorre uma nova reuniao em Filadelfia, conhecida como Convencao constitucional, que tinha como objetivo rever os artigos da Confederacao, por meio do qual Madison, Hamilton e Jay ( Os Federalistas) tinham a intencao de criar um novo governo.

    Dentro desse cenario, O Federalista nasce em 1788, a partir de ensaios publicados na imprensa de New York com o objetivo de contribuir para a ratificacao da Constituicao pelos Estados, tendo como precursor Alexander Hamilton, James Madison e John Jay, os quais dariam origem a nova forma de governo, ainda nao conhecida: o Federalsimo, nascendo como um pacto politico entre os Estados.

Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.