Wikipedia

Avaliação da Wikipedia

 

O primeiro defeito, visto de imediato, no artigo sobre “O Federalista” na enciclopédia virtual Wikipédia é a má divisão dos assuntos. São utilizadas apenas duas seções: uma breve introdução e uma seção nomeada “Mensagem do livro”, que foge do estilo da enciclopédia. Há também a falta de referências bibliográficas no artigo.

Na pequena introdução, há uma brevíssima ambientação histórica, insuficiente, e outra, também pequeníssima, introdução de cada um dos autores federalistas.

Defeitos de estilo graves aparecem principalmente na segunda seção. O texto apresenta um estilo de escrita deveras infantil, utilizando muito o artifício do discurso indireto, com termos como Jay disse, o artigo falou, entre outros.

Ao defeito do estilo segue também a superficialidade no trato do assunto tratado. Ao invés de tratar o assunto do texto como um todo, o artigo da Wikipédia faz pequenas resumos do que chama capítulos (os artigos) d’Os Artigos Federalistas. Fala, de certo modo, dos assuntos tratados na aba “O Federalista – Uma Resenha”, porém, de forma ainda mais superficial e em estilo infantil.

O artigo em português em muito se distancia do artigo em inglês. Este apresenta, além de uma grande ambientação histórica, explicações sobre a estrutura do texto, explicações sobre o conteúdo d’Os Artigos, interpretações e abordagens modernas do texto, notas, referências, sugestões de leitura e links externos.

Alterações

As alterações propostas foram a substituição da seção "mensagem do livro" pela aba "O Federalista - Uma Resenha", deste trabalho. Além disso, houve o acréscimo de referências bibliográficas.

Sumário

Boletim Arcos

Cadastre-se para receber nosso boletim informativo
E-mail:

ok


Acompanhe o Arcos nas redes sociais


Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas