Autores

 

 

Rafael de Oliveira Taveira    09/0074351 

Pico Della Mirandola viveu durante o século XV na Itália. Umas séries de eventos culturais e artísticos caracterizaram este século na Itália, chamado também de Quattrocento, dando início ao movimento que culminaria no Renascimento e na gênese da Modernidade. Segue abaixo alguns artistas, pensadores e filósofos que contribuíram de forma relevante neste movimento.

No meio artístico, destacou-se a tríplice artística formada por Sandro Botticelli, Michelangelo e Rafael. Sandro foi um renomado pintor italiano da Escola Florentina renascentista. Nasceu em 1445 e teve óbito em 1510. Dedicou a maior parte de seu trabalho às ricas famílias florentinas, em especial a Família Médici e para a Igreja Católica, produzindo quadros e afrescos e até mesmo participando de obras na Capela Sistina. Seu estilo juntou as tendências renascentistas de formas clássicas com o estilo gótico tardio além de vários estudos sobre perspectiva central e acentuação de formas decorativas e cores.

Já Michelangelo, nascido em 1475, foi também um pintor, arquiteto e escultor italiano. Tido como um dos maiores ícones do Renascimento, teve importantes obras junto a Igreja Católica como o teto da Capela Sistina além do afresco do Juízo Final, também encontrado nesta capela. Destacou-se de forma relevante também na escultura, tendo feito duas obras celebres e renomadas, a Pietá e Davi. Além disso, projetou a cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano e exerceu funções diplomáticas.

Por fim, Rafael Sanzio. Foi um mestre da pintura e da arquitetura da Escola Florentina nascido em 1483. Celebrado pela suavidade e perfeição de suas obras, pintou quadros como A Escola de Atenas, demonstrando a enorme influência que os pensadores clássicos tiveram no movimento renascentista.

Outro artista importante foi Leonardo da Vinci. Nascido em 1452, foi o maior expoente do Renascimento e destacou-se como cientista, inventor, pintor, anatomista, botânico, músico, engenheiro entre outras qualificações. Sua contribuição para as artes e ciências é inigualável, sendo considerado um dos maiores pensadores da humanidade e pai da ciência moderna. Suas principais obras são rascunhos sobre aviação, balística e anatomia além de diversas obras de arte entre elas os quadros mais famosos da história, A Última Ceia e A Mona Lisa. Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, “a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanas para nós, e o homem em si nos parece misterioso e distante.”

 

Outra contribuição imensa para a Modernidade, saindo um pouco da esfera italiana, foi a participação no desenvolvimento de tecnologias de impressão e tipografia promovidas por Johannes Gutenberg. Alemão, nasceu em 1390 e imprimiu o primeiro livro da História com o advento da imprensa. Sua contribuição para a ciência e para a humanidade foi magnífica, permitindo que o saber pudesse ser divulgado e acessado de forma mais ampla e plena.

 

Também neste século, nasceu Lutero. Reformista da Igreja Católica, Lutero criticou diversos pontos da ideologia católica, propondo novos modos de enxergar o mundo e assim criando o Protestantismo. Sua influência foi responsável por diversas cisões em inúmeros Estados além de enfraquecer gradualmente o poder despótico da Igreja Católica, mudando os rumos da civilização ocidental. Também foi um dos primeiros autores da Bíblia em alemão, exprimindo seu ideal de emancipação. Emancipação esta que se deu nos campos políticos e ideológicos das sociedades futuras.

 

Sumário

Boletim Arcos

Cadastre-se para receber nosso boletim informativo
E-mail:

ok


Acompanhe o Arcos nas redes sociais


Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.