Wikipédia

Artigo da Wikipedia sobre Giovanni Pico della Mirandola

A Wikipedia erra praticamente nas datas de obras de Pico della Mirandola e ao omitir certos períodos da vida de Pico. Primeiramente, a Wikipedia diz que De hominis dignitate oratio foi feita em 1480 e não em 1486, data em que Pico lança o desafio de suas 900 teses em Roma e juntamente a De hominis dignitate oratio, obra que serviu de introdução às teses. A Wikipedia também diz que a Apologia Ioannis Pici Mirandolani, concordiae comitis foi feita em 1489. Na verdade este opúsculo foi feito no mesmo ano em que o Papa Inocente VIII condenou 13 das suas 900 teses, ou seja, em 1487. Em 1488, por exemplo, Pico foi preso na França a mando do Papa e o opúsculo é anterior a isto. Há erros quando diz que as obras Heptaplus id est de Dei creatoris opere e De ente et uno foram feitas em 1480. No que diz a obra Heptaplus id est de Dei creatoris, o Wikipedia peca ainda mais quando diz que a obra foi feita em Florença, sem especificar se foi na província de Florença ou na cidade de Florença. Esta obra foi na verdade feita em 1489 em uma vila perto de Fiesole, comuna italiana (equivalente ao município no Brasil) da região de Toscana, província de Florença. Quando a De ente et uno, esta foi feita em 1491 na mesma vila perto de Fiesole. Outro erro de data foi cometido na Wikipedia quando é dito que a obra Disputationes adversus astrologiam divinatricem e a obra Aureae ad familiares epistolae foram feitas em 1495 e 1499, respectivamente. Pico della Mirandola morreu em 1494, sendo impossível ele escrever tais obras. A Wikipedia também não cita períodos da vida de Pico della Mirandola, como o período em que ficou preso na França no ano de 1488 ou sua estadia na vila perto de Fiesole da qual Pico só se muda em 1492, ano de morte de Lorenzo Médici. A Wikipedia diz apenas que “Contrafeito com a condenação, decide viajar novamente, visitando a França e em seguida retornando à Florença”, errando quando diz que em seguida de ir à França, ele retorna à Florença.

Rafael de Oliveira Taveira 09/0074351

A Wikipedia erra praticamente nas datas de obras de Pico della Mirandola e ao omitir certos períodos da vida de Pico. Primeiramente, a Wikipedia diz que De hominis dignitate oratio foi feita em 1480 e não em 1486, data em que Pico lança o desafio de suas 900 teses em Roma e juntamente a De hominis dignitate oratio, obra que serviu de introdução às teses.

A Wikipedia também diz que a Apologia Ioannis Pici Mirandolani, concordiae comitis foi feita em 1489. Na verdade este opúsculo foi feito no mesmo ano em que o Papa Inocente VIII condenou 13 das suas 900 teses, ou seja, em 1487. Em 1488, por exemplo, Pico foi preso na França a mando do Papa e o opúsculo é anterior a isto. Há erros quando diz que as obras Heptaplus id est de Dei creatoris opere e De ente et uno foram feitas em 1480. No que diz a obra Heptaplus id est de Dei creatoris, o Wikipedia peca ainda mais quando diz que a obra foi feita em Florença, sem especificar se foi na província de Florença ou na cidade de Florença. Esta obra foi na verdade feita em 1489 em uma vila perto de Fiesole, comuna italiana (equivalente ao município no Brasil) da região de Toscana, província de Florença. Quanyo a De ente et uno, esta foi feita em 1491 na mesma vila perto de Fiesole.

Outro erro de data foi cometido na Wikipedia quando é dito que a obra Disputationes adversus astrologiam divinatricem e a obra Aureae ad familiares epistolae foram feitas em 1495 e 1499, respectivamente. Pico della Mirandola morreu em 1494, sendo impossível ele escrever tais obras. A Wikipedia também não cita períodos da vida de Pico della Mirandola, como o período em que ficou preso na França no ano de 1488 ou sua estadia na vila perto de Fiesole da qual Pico só se muda em 1492, ano de morte de Lorenzo Médici. A Wikipedia diz apenas que “Contrafeito com a condenação, decide viajar novamente, visitando a França e em seguida retornando à Florença”, errando quando diz que em seguida de ir à França, ele retorna à Florença.

 

Sumário

Boletim Arcos

Cadastre-se para receber nosso boletim informativo
Nome:

E-mail:

ok


Acompanhe o Arcos nas redes sociais


Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas