Plano de curso

O curso será composto por aulas expositivas, leituras dirigidas, debates em classe e trabalhos em grupo para apresentação na web e em classe.

Atividades

1. Aulas expositivas e exposições dos grupos

O plano é que haja, para cada autor, uma exposição feita pelo grupo correspondente, uma exposição feita pelo professor e um debate acerca do texto.

As aulas seguirão o programa e, normalmente, haverá numa quinta-feira as exposições sobre o autor e seu contexto, e na terça-feira seguinte será o debate sobre o texto, segundo o cronograma do curso.

2. Leituras dirigidas

Serão selecionados textos de cada um dos autores a serem trabalhados, cuja leitura será obrigatória e servirá com base para os debates realizados às terças-feiras.

A comprovação da leitura não será feita por fichamentos, mas pela participação dos estudantes nas atividades propostas pelo grupo na página "Atividades" ligada a cada autor. (0,3 cada)

Além disso, cada grupo deverá produzir uma resenha sobre o texto, a ser disponibilizada para os estudantes após realização dos debates.

3. Trabalhos de grupo

Cada estudante integrará um grupo e a cada grupo caberá a elaboração da página acerca de um dos autores. Esta página deverá conter:

1. uma biografia resumida sobre o autor e uma análise sobre suas principais idéias, contidas ambas no texto da página do autor na disciplina. (7 pontos)

2. uma descrição do contextos social e cultural em que o autor produziu o texto a ser discutido. (7 pontos)

3. uma resenha do texto, a ser disponibilizada após o debate em classe, para não propiciar que os demais estudantes se atenham apenas à leitura da resenha. (7 pontos)

4. um ou mais exercícios a serem realizados como comprovação de leitura e reflexão sobre o texto. (7 pontos)

5. um relatório sobre a qualidade do artigo sobre o autor na Wikipédia e das mudanças feitas pelo grupo naquela página, tanto para incorporar textos ainda não traduzidos para o português, como para introduzir novos elementos (nas versões em inglês e português, ao menos). (7 pontos)

Além disso, os grupos deverão preparar uma apresentação envolvendo os ites 1 e 2, para apresentação nos primeiros 30 min. das aulas expositivas acerca dos autores. (7 pontos)

4. Prova

Haverá uma prova ao final, valendo 30 pontos.

Os estudantes que realizarem em dia 10 ou mais exercícios serão dispensados de realizar a prova e receberão, em seu lugar, 5 pontos por cada exercício excelente realizado.

Critérios de Avaliação

Atividades individuais

Os exercícios serão avaliados em:

-20: exercícios contendo plágio de qualquer extensão

0: não comprovam leitura;

1. leitura pobre ou ausência de reflexão crítica e de conexões com os textos da disciplina;

2. exercícios bons, com comprovação de leitura e objetivos atingidos satisfatoriamente, incluindo utilização de comparações com textos de leitura obrigatória;

3. exercícios excelentes, com reflexão crítica apurada, cuidado acima da média e articulação de fontes que ultrapassam os textos de leitura obrigatória da disciplina. Ou seja, a pontuação máxima envolve pesquisa autônoma para além das fontes óbvias.

 Atividades de grupo

reprovação: ocorrência de mais de um plágio na página do grupo

-20: ocorrência de um plágio na página do grupo

0 a 3: trabalhos insatisfatórios

4: trabalho razoável, que mostra pesquisa restrita, pouco cuidado na execução ou pouca reflexão crítica.

5-6: trabalhos bons, que mostram cuidado na elaboração, pesquisa adequada, reflexão crítica e reflexão adiantada.

7. trabalhos excelentes, que mostram pesquisa autônoma, reflexão crítica robusta e execução cuidadosa.

Prova

0 a 14: Falta de leitura, confusões conceituais sérias, incapacidade de articulação dos textos, ausência de panorama geral desenvolvido.

15-20: leitura de parcela substancial da bibligrafia, erros conceituais menores, capacidade mínima de articulação entre os textos, compreensão genérica dos problemas.

21-26: domínio da ampla maioria dos textos lidos, capacidade de estabelecer conexões entre os autores, desenvolvimento de um panorama geral bem articulado.

27-30: extrapolação dos textos de leitura obrigatória, pesquisa autônoma, idéias criativas, interdiscipinaridade.

Nota final

Soma das notas de atividades individuais, atividades em grupo e prova.

Sumário

Boletim Arcos

Cadastre-se para receber nosso boletim informativo
Nome:

E-mail:

ok


Acompanhe o Arcos nas redes sociais


Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas