Thomas Hobbes viveu em no período do pré-Iluminismo e teve célebres contemporâneos muitos dos quais pode conhecer pessoalmente como:
René Descartes (1596-1650): filósofo francês conhecido pelas teorias matemáticas, dualismo da mente e do corpo, mecanicismo e racionalismo.
Francis Bacon (1561-1626): considerado o fundador da ciência moderna foi filósofo e cientista inglês que criou a metodologia científica, bem fora do contexto da Escolástica.
Galileo Galilei (1564-1642): físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano junto com Bacon influenciou a revolução científica, famoso pelos avanços nas idéias que iriam influenciar a física clássica de Newton.
Issac Newton (1642-1727): apesar de sua principal obra só ter sido publicada um ano antes de Hobbes morrer, Isaac Newton reflete as mudanças na forma de pensar cientificamente –leis gerais que traduziam a forma como a physis (do grego, natureza) funcionava -com as famosas 3 leis de Newton e as leis da gravitação.
Johannes Kepler (1571-1630): astrônomo alemão que complementou os estudos de Newton sobre a mecânica celeste, demonstrando que as órbitas não seriam circulares mas elípticas.
John Locke (1632 – 1704) : sucessor de Hobbes no pensamento político inglês, também é um contratualista apesar de divergir completamente do absolutismo proposto por Hobbes crendo ser melhor uma divisão de poderes entre o legislativo e o Executivo-Judiciário.
Na área das artes, foi influenciado por:
William Shakespeare (1564-1615): poeta inglês, muitas vezes tido como o maior escritor de literatura inglesa, ficou famoso por sua obra Hamlet e a frase “Ser ou não ser” (To be or not to be, I there’s the point, To die, to fleepe, is that all? I all)
Diego Velázquez (1599-1660): pintor espanhol de origens portuguesas, viveu no período da União Ibérica e muitas vezes é considerado o melhor pintor de retratos, famoso pela obra “Las meninas”
Rembrandt (1606-1669): pintor holandês barroco viveu na Era de Ouro da República Holandesa quando esta desfrutava do grande acúmulo de capitais advindo da companhia de comércio das índias orientais.