Autores e Filósofos

Thomas Hobbes viveu em no período do pré-Iluminismo e teve célebres contemporâneos muitos dos quais pode conhecer pessoalmente como:

René Descartes (1596-1650): filósofo francês conhecido pelas teorias matemáticas, dualismo da mente e do corpo, mecanicismo e racionalismo.

Francis Bacon (1561-1626): considerado o fundador da ciência moderna foi filósofo e cientista inglês que criou a metodologia científica, bem fora do contexto da Escolástica.

Galileo Galilei (1564-1642): físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano junto com Bacon influenciou a revolução científica, famoso pelos avanços nas idéias que iriam influenciar a física clássica de Newton.

Issac Newton (1642-1727): apesar de sua principal obra só ter sido publicada um ano antes de Hobbes morrer, Isaac Newton reflete as mudanças na forma de pensar cientificamente –leis gerais que traduziam a forma como a physis (do grego, natureza) funcionava -com as famosas 3 leis de Newton e as leis da gravitação.

Johannes Kepler (1571-1630): astrônomo alemão que complementou os estudos de Newton sobre a mecânica celeste, demonstrando que as órbitas não seriam circulares mas elípticas.

John Locke (1632 – 1704) : sucessor de Hobbes no pensamento político inglês, também é um contratualista apesar de divergir completamente do absolutismo proposto por Hobbes crendo ser melhor uma divisão de poderes entre o legislativo e o Executivo-Judiciário.

Na área das artes, foi influenciado por:

William Shakespeare (1564-1615): poeta inglês, muitas vezes tido como o maior escritor de literatura inglesa, ficou famoso por sua obra Hamlet e a frase “Ser ou não ser” (To be or not to be, I there’s the point, To die, to fleepe, is that all? I all)

Diego Velázquez (1599-1660): pintor espanhol de origens portuguesas, viveu no período da União Ibérica e muitas vezes é considerado o melhor pintor de retratos, famoso pela obra “Las meninas”

Rembrandt (1606-1669): pintor holandês barroco viveu na Era de Ouro da República Holandesa quando esta desfrutava do grande acúmulo de capitais advindo da companhia de comércio das índias orientais.

Sumário

Boletim Arcos

Cadastre-se para receber nosso boletim informativo
E-mail:

ok


Acompanhe o Arcos nas redes sociais


Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas