Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_More

A enciclopédia virtual apresenta página sobre More com alguns defeitos e incompletudes, mas em geral pode ser considerado bom.

Logo em seu início, aparece um subtítulo "de família não célebre, mas honesta", sem especificar de onde foi retirada tal citação. Em pesquisa mais a fundo, descobrimos se tratar de autodescrição do próprio More, que na verdade foi dita: "de família honrada, sem ser célebre, e um tanto entendido em letras". Faltam alguns dados biográficos do autor, como as datas em que foi nomeado vice-tesoureiro e Lord Chancellor do Reino, todas elas constando na seção "Biografia" deste blog. Sobre a crise do divórcio de Henrique VIII, que teve More como personagem dos mais centrais e da qual foi vítima (pagou com a riqueza, com a liberdade e, por fim, com a vida), as informações são escassas e bastante resumidas - podendo ser enontradas aqui na seção "Contexto sócio-político".

A página da Wikipédia dá a entender que, mesmo More não sendo clérigo ou sacerdote, preferiu abandonar a Chancelaria em 1532 por discordar do Ato de Supremacia. No entanto, esse Ato só foi promulgado pelo Parlamento dois anos depois. More deixou seu cargo devido não a uma questão pontual mas ao clima de revolta instalado na Corte dada a recusa papal de aceitar o divórcio do monarca com Catarina de Aragão. Não havia nenhum documento específico fundando uma nova Igreja nem rompendo com a Santa Sé de Roma, mas tudo indicava - e More não demorou a perceber - que uma ruptura parecia cada vez mais inevitável. Foi nessas circunstâncias que More abandonou seu posto na Corte Inglesa.  

Sobram trechos de Erasmo sobre seu grande amigo More. Além disso, associa More com a produção literária de seu tempo (Shakespeare).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_More

Sumário

Boletim Arcos

Cadastre-se para receber nosso boletim informativo
E-mail:

ok


Acompanhe o Arcos nas redes sociais


Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas