Livros

Evolução Histórica dos modelos administrativos da Administração Pública: Princípio da Eficiência no atendimento público.

Mary Mansoldo

    Resumo


  O estudo da Evolução Histórica da Administração Pública foi dirigido aos três modelos, sendo eles: administração patrimonialista, burocrática e gerencial. O primeiro permanece pelo período de 1530 a 1930, o segundo de 1930 a 1985, englobando o Estado autoritário-burocrático, quando predomina o militarismo e, em seguida, inicia-se o terceiro e atual modelo gerencial. O sistema patrimonialista é o primeiro sistema da Administração Pública Brasileira, utilizado pela colonização portuguesa, sendo este, o modelo administrativo português. Quando ocorre a transição para o sistema burocrático, este tinha em sua essência pontos que identificavam, ainda, seu antecessor. Como ocorre, também, na transição para o sistema gerencial, que por sua vez, está impregnado de pontos não só do burocrático, como também do sistema patrimonialista. Assim, o elo entre tais modelos administrativos nunca deixam de existir. Sendo que, na atualidade, são identificadas marcas fiéis dos sistemas históricos, estes que efetivaram a evolução da Administração Pública. E para compreender esta evolução, se faz necessário, que os marcos históricos que impulsionaram a Administração Pública, sejam relembrados e estudados. A inovação, com a inclusão aos serviços públicos do Princípio da Eficiência, traz novas perspectivas. Os resultados devem ser alcançados de maneira eficiente, objetivando a satisfação do interesse comum, porém, de maneira individualizada. Busca-se, nesta pesquisa, uma compreensão maior do atual atendimento público, através do conhecimento do passado e sua evolução e, por fim, é possível observar conclusões que apontem caminhos para um futuro próximo que atenda, satisfatoriamente, o interesse real do cidadão brasileiro.  

Palavras-chave: Administração pública. Modelo patrimonialista, burocrático e gerencial. Princípio da eficiência no atendimento público.

Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.