Revista dos Estudantes de Direito da UnB, 7ª Edição

Apresentação

Comissão Editorial da Revista dos Estudantes de Direito da UnB

A publicação desta edição - a 7ª - da Revista dos Estudantes de Direito da UnB dá continuidade a um projeto de incentivo da produção e do debate acadêmicos a respeito do Direito no âmbito da graduação, na UnB, e para além delas. Esse projeto, que norteia a Comissão Editorial da Revista, se resume no desejo de que seja cada vez mais amplo o espaço de reflexão a respeito do Direito, de que idéias sejam compartilhadas e postas à prova perante o maior número possível de pessoas, de que, desde a graduação, seja possível se engajar academicamente. A intenção motora desta publicação é, portanto, constituir um espaço para expressão acadêmica já na graduação e contribuir para um ambiente amplo de empreendimento reflexivo e argumentativo, por graduandos e não-graduandos.

Tais aspirações traduzem para a Comissão a responsabilidade de concretizar, com zelo e presteza, novas edições da Revista e a experiência editorial desta 7ª edição demonstrou para todos os envolvidos o quanto ainda é necessário progredir. Se merece reparos a atuação editorial, os trabalhos publicados não frustram os ideais que animam a Revista. Os textos aqui apresentados são provenientes de diversas regiões do Brasil, expressam uma pluralidade de temas e abordagens, além de representarem o empenho acadêmico de graduandos, sem olvidar da produção oriunda também de outros graus acadêmicos.

Nestas páginas, o leitor terá a oportunidade de se debruçar sobre temas da pesquisa de ponta em Direito no Brasil e revisitar aspectos seminais de tópicos clássicos. Destaca-se, nesta edição, a entrevista que nos concedeu o grande historiador constitucional e querido professor aposentado da UnB Walter Costa Porto, cujos ensinamentos nos brindam com um panorama da vida político-constitucional brasileira do século XX. Em verdade, o que se esperava fosse uma conversa em uma manhã chuvosa, sem maiores pretensões, tornou-se, efetivamente, uma infusão nas memórias desse grande jurista de nosso país.

Ao grande professor, aos autores cujos textos vão aqui publicados e a todos os outros que contribuíram para a publicação desta edição - notadamente a editora Vestcon -, as congratulações e os agradecimentos.

 

É um pressuposto do projeto da Revista a confiança na diligência acadêmica e o reconhecimento dos resultados que a partir dela se podem alcançar. A continuidade do empreendimento acadêmico é tarefa de todo aquele que visa ao aprimoramento da cultura, à melhoria do estado das coisas, e é lembrando a vocação da Revista, contribuinte desse avanço, que, ao publicar esta 7ª edição, a Comissão Editorial convida o envio de textos para publicação na 8ª edição. O projeto e o ideal se concretizam em cada artigo, cada página aqui impressos, e vão além. Que esta edição inspire as contribuições para as edições futuras.

 

Boa leitura!
Página anterior Próxima página
Página 3 de 21
Sumário
Licença Creative Commons | Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas
Alguns direitos reservados
Exceto quando assinalado, todo o conteúdo deste site é distribuído com uma licença de uso Creative Commons
Creative Commons: Atribuição | Uso Não-Comercial | Vedada a Criação de Obras Derivadas

Como seria o Vade Mecum dos seus sonhos?

Estamos trabalhando em um Vade Mecum digital, inteligente, acessível e gratuito.
Cadastre-se e tenha acesso antecipado e gratuito à nossa versão beta.